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Saber se posicionar é uma arte e neste artigo, vamos te ensinar como isso pode ser essencial para a sua carreira. Confira aqui!
O que é o marketing pessoal e porque devo aplicar?
O marketing pessoal nada mais é do que atribuir valor a sua imagem.
Você já parou para pensar como as pessoas estão te vendo? Se a resposta for não, temos que informar que você deveria!
Em outro artigo aqui do Sinduscon-MG, nós falamos bastante sobre como fazer o networking e como ele pode te ajudar a ter novos contatos profissionais e dar um up na sua lista de parceiros, mas neste mesmo artigo nós também explicamos um pouco, do porque é tão importante saber se apresentar e evidenciar o que você tem de melhor.
Muitas vezes como empresários, nós temos dificuldades em saber separar quando estamos nos apresentando como empresa ou como pessoa e talvez aí, more o maior perigo.
Sempre devemos ter certeza do que nós somos em cada ambiente para que o nosso marketing pessoal seja de fato pessoal e com qualidade.
A questão é que você deve aplicar porque irá desenvolver uma estratégia eficaz para agregar ainda mais valor ao que você faz no pessoal, refletindo diretamente no meio profissional.
Mas, como isso pode ajudar na minha empresa?
Agora que você já sabe o que é o marketing pessoal, vamos pensar em como ele pode afetar na sua construtora.
Todos os pontos que mencionamos são facilmente aplicados tanto para as pessoas, como para empresas.
E uma empresa que tem como representante uma pessoa de imagem forte, que é capaz de transparecer o melhor que alguém pode chegar, com certeza será vista como um local de sucesso.
Pensamos muito em nossos funcionários e como eles têm importância para os nossos clientes e podem fazer a diferença em uma venda, em uma negociação, ou mesmo na recepção, mas constantemente não pensamos em como nós estamos fazendo a diferença e sendo o rosto que representa um negócio.
Não se esqueça! As pessoas consideradas como bem sucedidas hoje, são as que conseguem agregar o máximo de valor para quem está à sua volta.
Quem não é visto, não é lembrado.
Essa é uma frase antiga, mas cheia de significados dentro do contexto do marketing pessoal.
Mas, quem pensa que apenas tem que ser visto, está enganado.
O grande segredo do marketing pessoal é saber passar às pessoas o seu valor, sem parecer uma grande campanha publicitária.
Algumas pessoas podem passar uma impressão negativa ao fazer o marketing pessoal de maneira incorreta. O que mais vemos são situações em que uma pessoa pode se passar por arrogante e narcisista ao fazer um excesso de autopromoção.
Pode parecer complicado achar o equilíbrio, mas o que muitos não sabem é que a melhor forma de ter uma melhor opinião sobre você mesmo, é entregando valor as pessoas.
Ao entregar valor às pessoas, você se torna uma autoridade.
Para se ter uma ideia de como é importante ser visto, mas saber beneficiar as pessoas com valor, pense em todas as pessoas importantes que já tiveram trabalhos divulgados pelo mundo.
Você já reparou como todas elas sempre têm algo a contribuir?
Se você tem uma personalidade cativante, um negócio de sucesso ou sabe fazer qualquer outra coisas que agregue valor à vida das pessoas, com certeza seu marketing pessoal será bem sucedido.
Mas, como fazer para ser notado, sem parecer que está forçando para ser notado?
Pense em onde você quer chegar e quem você quer ser.
Elabore com clareza o seu futuro.
Pense em como você deseja estar daqui alguns anos, pense em como você que as pessoas vejam você.
Um empreendedor de sucesso?
Um empresário renomado?
Alguém com um conteúdo de vida rico e que possa repassar conhecimento?
Como toda boa estratégia, é interessante que você planeje a sua imagem, que você analise os seus pontos mais fortes e mais fracos e consiga trabalhá-los em prol do que é o seu objetivo.
Todos nós temos desejos e devemos saber usá-los a nosso favor, para traçar a nossa meta e além dela, criar o nosso próprio marketing.
Cada profissão, carrega em um perfil diferente e se o que você passar as pessoas for conflitante com o que você faz, ou quem você é, muito pode ser perdido em credibilidade.
Trabalhe a sua imagem.
Conforme você trabalhar o seu objetivo, você irá perceber que não é preciso ser uma modelo da Victoria Secrets ou um Tom Cruise para ter a sua própria marca.
Mas, estar atrelado a sua própria marca significa que o que você repassar terá força e ficará no insciente de quem te conhecer.
As pessoas são naturalmente conduzidas a associações, então o que você usar como um acessório, as suas roupas, seu modo de pentear o cabelo, poderão decidir como você será visto.
Pense mais uma vez em seu objetivo e em quem você quer se tornar, para decidir como deverá ser o seu guarda roupas.
Quando você pensa em imagem pessoal, você pensa automaticamente no que esta pessoa tem como característica pessoal.
Vista-se como quem você deseja ser, mas não se esqueça de deixar o seu toque pessoal á sua imagem.
Por mais que uma pessoa bem vestida de acordo com o seu meio e com o ambiente em que esteja seja bem vista, vale a pena investir em algo que só você possa ser.
Uma peça de roupa, uma frase que te contextualiza e que eventualmente você possa usar, ou algo que fortaleça a sua apresentação. Pense bem em se vestir, mas pense ainda mais no que te caracteriza e te tornará único.
Apareça mais!
Seja notado!
Vá aos eventos e esteja sempre atento nas pessoas que têm o mesmo perfil que você. Esteja aberto a convites e não se esconda!
Publique mais sobre o que você faz, sobre quem é você e tente ser parceiro das pessoas que melhor se adaptam ao que você busca.
Não adianta desenvolver as suas melhores características, se você não se apresenta a ninguém e não mostra ao mundo o que você tem a contribuir.
Agregue valor.
O que você pode contribuir para deixar a vida das pessoas mais eficaz?
O grande desafio de todos é saber medir o que tem de melhor e de pior.
Quando somos capazes de analisar o que temos de pior, temos a oportunidade de rever os conceitos e tornar a nossa vida mais eficaz. Mas, quando conseguimos identificar o que temos de melhor, podemos usar isso como uma forma de nos aproximarmos das pessoas certas e criarmos conexões que envolvam trocas justas.
Falamos bastante sobre entregar às pessoas o seu valor, de forma que elas consigam enxergar em você, a pessoa certa para se ter ao lado.
Muito deste valor vem envolto do que somos capazes de devolver ao outro. Seja em forma de resolução de problemas, seja sendo aquela pessoa que estará à frente dos outros, sendo capaz de gerar soluções para conflitos ou que tenha um perfil de liderança realmente eficaz.
Hoje em dia, liderança e inspiração andam de mãos dadas.
As pessoas buscam cada vez mais, pessoas que possam motivá-las a sair da zona de conforto. Antes, se trabalhava para ter uma carreira estável, conseguir um bom salário a longo prazo, se aposentar e viver o restante da vida em um sítio.
Hoje, você ainda pode viver em um sítio, mas, só será de fato lembrado se conseguir utilizar a sua vida, como um aprendizado a ser compartilhado.
Se você quiser saber mais sobre liderança, temos aqui um artigo com pontos-chave sobre como um bom líder deve agir. Vale a leitura! Clique aqui.
E não se esqueça, o mundo está conectado!
Nossa última dica é possivelmente, a mais importante!
Depois de seguir todos os passos acima, ler os artigos sobre liderança e networking você deve estar pensando que está pronto para alcançar o melhor marketing pessoal, mas temos que te alertar sobre o risco que corremos diariamente com nossas redes sociais.
Todos estão vendo cada passo seu.
Pode parecer assustador e você pode pensar: “Mas, eu nem posto nada nas minhas redes sociais”.
Acredite, no mundo moderno as pessoas sabem muitas coisas sobre nossas vidas olhando pequenas doses diárias dos nossos interesses.
Se você compartilha a sua opinião, ela tem que ser condizente com o que você quer transmitir. Não que você tenha que abdicar da sua vida pessoal ou não parecer você mesmo, mas quem quiser ter um marketing pessoal bem feito e eficaz, deve estar atento a tudo o que faz no meio virtual.
Portanto, use os seus canais como um passaporte, para que as pessoas saibam exatamente o que você quer que elas saibam, como: Quem você é, o que você faz, como você pode contribuir, o que você tem de relevante?
Olhe mais os perfis de pessoas que você admira, veja o que elas compartilham e o que tem “rendido mais”, para impactar de forma positiva. Avalie tudo e perceba o que se encaixa no seu perfil.
Agregar valor, também tem a ver com o que você posta. Pense em conteúdos relevantes, que inspirem, inovem ou que façam com que as pessoas queiram continuar vendo o que você tem a oferecer. Desta forma, você não será apenas visto, como também será lembrado!
Continue acompanhando as nossas postagens no blog!
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